Batch-Satti
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Batch-Satti

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

como adicionar caminho na variável de ambiente path definitivamente?

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

messiashenrique



olá!

Gostaria de saber como inserir um caminho na variável path de forma definitiva. Isto é, quando eu fechar o prompt e abrir novamente o caminho continue lá.

Obs.: Eu consigo fazer com o autoexec.bat... mas eu quero saber se tem como fazer sem reiniciar o pc...

Desde já agradeço a quem responder!

Pssn gosta desta mensagem

Ryokusei Wing

Ryokusei Wing

Veja se o comando 'path' te ajuda (sim ele ajuda [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]).

messiashenrique



Ryokusei Wing escreveu:Veja se o comando 'path' te ajuda (sim ele ajuda [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]).

Obrigado por responder, @Ryokusei Wing. Porém, eu acho que vc não entendeu... Eu sei fazer a inclusão do caminho usando o comando path tanto diretamente pelo prompt como através de um arquivo bat. Só que sendo assim, vale só enquanto o o cmd tá aberto ou, no caso do arquivo, é preciso colocá-lo como auto executável e necessariamente reiniciar o micro.

Acredito que tenha um forma de fazer usando chaves de registro... mas já vasculhei a net e ainda nao achei.

De qq forma obrigado!

Valeu!

Ryokusei Wing

Ryokusei Wing

Hum, agora não entendi o que você quer.
Você quer guardar um caminho pra quando o batch for executado, ler esse caminho e mudar pra ele?

Pssn gosta desta mensagem

Boss-Head

Boss-Head

VEJA SE É ISSO QUE VC PRECISA !
PEDI A UM AMIGO NA FACULDADE E ELE ME PASSOU ESSE COMANDO

Código:
@echo off
set SEUDIR=%CD%
SET SEUDIR=%SEUDIR:\=\\%
ECHO path: %SEUDIR%
> regfile.reg ECHO Windows Registry Editor Version 5.00
>>regfile.reg ECHO.
>>regfile.reg ECHO [HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\AnySubKey\Key]
>>regfile.reg ECHO Path="%SEUDIR%"
>>regfile.reg ECHO.
>>regfile.reg ECHO.
REM ONDE " AnySubKey\Key " É A SUA CHAVE E SUBCHAVE DO REGISTRO
START /WAIT REGEDIT /s regfile.reg
REM del regfile.reg /Q
set SEUDIR=


Pssn gosta desta mensagem

messiashenrique



Ryokusei Wing escreveu:Hum, agora não entendi o que você quer.
Você quer guardar um caminho pra quando o batch for executado, ler esse caminho e mudar pra ele?

@Ryokusey Wing, tudo bem! De qq forma obrigado!

Bosse-Head escreveu: VEJA SE É ISSO QUE VC PRECISA !
PEDI A UM AMIGO NA FACULDADE E ELE ME PASSOU ESSE COMANDO

É exatamente isso, mas não tá funcionando ainda....

já tentei modificar algumas linhas... mas nada!

É o seguinte, ele grava as informações no registro (inclusive a variável path como seu devido valor - que geralmente é o caminho do diretório de onde se executou o bat.) Ok, até aí td bem! Porém se eu for no prompt e der um path eu vejo que o caminho não foi adicionado de fato....

Deve tá faltando alguma coisa!

Porém, agradeço mais uma vez a atenção de todos!

Pssn gosta desta mensagem

GlaucoSK



Vá em painel de controle - Sistema - Avançado - Variáveis de ambiente, você encontrará várias variáveis de ambiente como %path% e poderá modificá-las. Caso deseje modificar a variável %path% pelo batch explique detalhadamente o que você pretende fazer, pois provavelmente não será nescessário modificar a variável path.

Pssn gosta desta mensagem

messiashenrique



Cá estou eu de novo!
Voltei a mexer nesse projeto e ainda não consegui resolver o problema. Vou explicar detalhadamente o que eu preciso.
Estou criando uma suíte de softwares ( que eu reuni ) e que precisam ser executados direto do prompt, porém cada um deles deve ficar em diretórios diferentes. Aí é que está... quando o usuário quiser executar algum deles e não estiver dentro da sua respectiva pasta, não irá funcionar a não ser que o seu diretório esteja na variável path do windows.
Ah! só mais uma coisa, eu sei alterar o path e incluir qualquer caminho (diretório) permanentemente usando o painel de controle... enfim modo gráfico.... mas eu preciso fazer isso através da execução de um arquivo... sem que o usário necessite fazê-lo... por exemplo através de um bat que será executado no momento da instalação da suíte.

Espero que tenham entendido. Desde já agradeçoa atenção!

Pssn gosta desta mensagem

Boss-Head

Boss-Head

Veja se esse script funciona pro seu objetivo !
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pssn gosta desta mensagem

fabiasantos

fabiasantos

[b]Valeu pela dica, Glauco.

Sou principiante em Java e não conseguia fazer o compilador dele rodar... dizia que eu tinha que alterar o PATH, mas eu não sabia como fazer isso.

Com sua dica, consegui acessar as variáveis de ambiente e agora está tudo funcionando como eu precisava.

Abraços. Very Happy

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos